Recomendações para a prevenção do câncer de intestino, confira!

  • Home
  • Blog
  • Recomendações para a prevenção do câncer de intestino, confira!
câncer de intestino

Você sabia que o câncer de intestino é o segundo câncer mais comum no Brasil, ficando atrás apenas para o câncer de próstata nos homens e de mama nas mulheres?

Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que também revela que, por ano, são diagnosticados mais de 41 mil novos casos de câncer de intestino em nosso país.

Os dados são alarmantes e, por isso, é sempre importante trazer a conscientização sobre alguns cuidados durante a vida para se prevenir dessa doença tão complicada em casos avançados.

Vamos conhecê-los? Continue a leitura para saber mais sobre o câncer de intestino e como se prevenir.

Câncer de intestino: entenda a doença

O câncer de intestino, também chamado de câncer colorretal, é a presença de tumores que acometem a parte final do tubo digestivo, chamada intestino grosso, que compreende os cólon e o reto.

A doença, geralmente, se inicia a partir do surgimento de pólipos, ou seja, pequenas lesões benignas que crescem na parede do intestino. A longo prazo, esses pólipos se desenvolvem, aumentando o número de defeituosas que degeneram para células cancerígenas e se desenvolvendo em câncer.

Por isso, podemos dizer que o câncer de intestino é uma doença que pode ser prevenida, já que, ao diagnosticar a presença dos pólipos, a recomendação médica é retirá-los para evitar que cresçam.

Alguns fatores de risco também estão relacionados, como você verá a seguir.

Quais os sintomas do câncer do intestino?


Em sua fase inicial, o câncer de intestino, geralmente, não apresenta sintomas, surgindo apenas quando o tumor já está avançado e com o tamanho aumentado. Reforçando a informação de que a maioria dos novos casos é assintomática ou oligossintomática (poucos sintomas), no momento do diagnóstico! 

Por isso, é tão importante a realização dos exames preventivos, conforme indicação dos protocolos nacionais e internacionais de prevenção do câncer colorretal.

Nesse momento, os sintomas mais encontrados em pacientes com câncer do intestino são:

  • Presença de sangue nas fezes;
  • Alterações do hábito intestinal, como diarreias e prisão de ventre;
  • Dores, distensões ou desconforto abdominais;
  • Fraqueza, fadiga e anemia sem causa aparente;
  • Perda de peso sem estar fazendo dieta específica;
  • Alteração na forma das fezes, quando estão muito finas e compridas.

Vale ressaltar que esses sintomas também estão relacionados com outras condições de saúde, como hemorroidas, verminose, úlcera gástrica, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal, diverticulite e outros. Por isso, na presença deles, é essencial visitar o seu coloproctologista.

Quais os fatores de risco do câncer de intestino?

Existem fatores de risco que podem deixar o paciente mais propenso a desenvolver o câncer de intestino. Entre eles, podemos citar:

  • Idade igual ou acima de 45 anos;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de peso corporal;
  • Alimentação pobre em fibras e nutrientes, sem consumo de frutas, vegetais e outros alimentos que contenham as fibras alimentares;
  • Consumo excessivo de carnes processadas, como salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon etc, e de carne vermelha, acima de 500 gramas de carne cozida por semana;
  • Maus hábitos de vida, como tabagismo e consumo, em excesso, de bebidas alcoólicas;
  • Ser portador de doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn;
  • Ser portador de doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar (FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC);
  • Presença de histórico familiar de câncer de intestino, ovário, útero, cérebro, tireoide ou mama.

Então, como posso me prevenir do câncer de intestino?

Agora que você sabe os fatores de risco de desenvolver a condição, já deve imaginar como é possível se prevenir do câncer de intestino. Mas, vou te explicar agora!

Alimentação

Primeiro de tudo, é essencial priorizar sua saúde alimentar na rotina. Isso significa que sua alimentação deve ser balanceada e rica em alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes. Além disso, é super importante ingerir uma quantidade adequada de água (35 a 50 ml/kg de peso corpóreo/dia), diariamente.

Dessa forma, as fibras presentes nesses alimentos manterão o bom funcionamento do intestino e do peso corporal.

Exercícios físicos

Como você viu, manter um peso corporal adequado também é uma prioridade. Você pode avaliar se seu peso está adequado com uma calculadora de IMC.

Mas muito, além disso, praticar exercícios físicos também trará vários benefícios para saúde, fortalecendo músculos, disposição, imunidade do corpo, melhora de quadros de ansiedade, entre outros aspectos. Dedicar um tempo para movimentar-se na maioria da semana é essencial para prevenir o câncer de intestino, além de reduzir o risco de doenças crônico-degenerativas, como hipertensão arterial e diabetes. 

Não caia em vícios

Evite hábitos como fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso e ingestão de “fast foods” e alimentos ultraprocessados e pobres em nutrientes ou fibras.

Deixe seus exames em dia

O câncer de intestino é tratável e, felizmente, pode ser curado se diagnosticado precocemente.

Por isso, a recomendação médica é de que todas as pessoas com mais de 45 anos realizem uma colonoscopia entre seus exames preventivos, pelo menos a cada 5 anos (critérios especiais de exames preventivos devem ser discutidos com o seu coloproctologista). 

Fique tranquilo(a) se você tem receio de fazer a colonoscopia, hoje já dispomos de novos métodos diagnósticos específicos para realizar a prevenção…embora o procedimento ainda seja considerada método padrão ouro para isto, pois além de diagnosticar, também é possível, através da colonoscopia terapêutica, realizar a ressecção e tratamento de pequenos tumores em estágios iniciais!

Mas, é claro, em qualquer sinal de alterações no intestino, consulte seu coloproctologista.

Compartilhar:

Pesquisar

Categorias

Posts Recentes

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)