Somente consulta particular
Procto PrimeProcto PrimeProcto Prime
(11) 96489-7000
contato@proctoprime.com.br
São Paulo / SP e Barueri / SP

4 opções de tratamento para hemorroidas

  • Home
  • Blog
  • 4 opções de tratamento para hemorroidas
Tratamento para hemorroidas

As hemorroidas são uma doença anorretal que acomete grande parte da população adulta.

E, nesse cenário, é normal que muitos “achismos” façam esses pacientes utilizarem métodos de tratamento questionáveis do ponto de vista da coloproctologia, desde receitas caseiras até automedicação – o que, muitas vezes, podem até agravar o quadro.

Por isso, neste artigo, vou te explicar melhor sobre a condição das hemorroidas e quais são opções de tratamento realmente eficientes para cuidar da região e amenizar os sintomas. Boa leitura!

O que são hemorroidas?

Na região do ânus e do reto, é normal a presença de veias. Mas, quando as veias presentes no canal anal inflamam ou dilatam, damos o nome de doença hemorroidária.

Dessa forma, na hora da evacuação, o esforço realizado, principalmente, quando temos o intestino preso em caso de constipação ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação das hemorróidas.

A doença é comum tanto em mulheres quanto homens adultos. Geralmente, ela se inicia com as hemorróidas na parte interna do ânus e reto, de maneira assintomática. 

Mas, conforme o quadro vai evoluindo, as veias vão ficando mais visíveis, sintomáticas e começam a se exteriorizar, formando protuberâncias palpáveis, principalmente, após a evacuação.

Quais os sintomas das hemorróidas

Os principais sintomas das hemorroidas são o sangramento, dores, principalmente, após a evacuação, coceira e presença de uma saliência palpável no ânus.

Mas, aqui, vale ressaltar que todos os sintomas não são exclusivos das hemorroidas. Isso significa que podem ocorrer também em outras patologias que acometem a região, até mesmo graves, como o câncer do reto.

Como é feito o tratamento das hemorroidas

O tratamento será indicado pelo proctologista de acordo com as queixas de cada paciente, avaliando o estágio das hemorroidas.

Conheça abaixo 4 opções que podem ser indicadas para as hemorroidas!

Dieta rica em fibras e ingestão de água

Para melhorar a função intestinal e, posteriormente, evitar crises de hemorróidas, é importante beber pelo menos 2 litros de água por dia e manter uma alimentação rica em fibras.

Isso irá contribuir para fezes mais “macias” e, assim, trarão menos desconforto durante a evacuação.

Alimentos que podem ser recomendados na dieta são as leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão); grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo); frutas (figo, mamão, banana nanica, abacate) e vegetais folhosos (brócolis, alface, couve).

Uso de pomadas para o tratamento de hemorroida

Pomadas específicas para o tratamento da hemorroida serão uma opção de tratamento se o seu proctologista recomendar após consulta, pois devem ser usadas apenas sob indicação médica.

Sua ação na região das hemorroidas é de alívio de dores e auxílio na redução dos sintomas, por isto, não são utilizadas como forma de tratamento, mas sim como sintomáticas. Geralmente, são aplicadas de 2 a 4 vezes ao dia.

Banho de assento

Essa é uma opção simples e caseira que pode ajudar bastante com os sintomas de inchaço e dores.

O banho de assento consiste no paciente ficar sentado, sem roupas, em uma bacia com água morna por cerca de 15 a 20 minutos. 

No banho de assento, também podem ser usadas algumas plantas medicinais na água morna, como lavanda, camomila, arnica etc, que auxiliam a “acalmar a região”.

Cirurgia de hemorroidas 

Essa última opção de tratamento é indicada apenas em casos mais graves, isto é, quando ocorre o que chamamos de trombose hemorroidária ou, ainda, estrangulamento hemorroidário.

Para pacientes que, mesmo depois de realizar outros tratamentos, ainda apresentam crises de hemorróidas com dores, desconforto, coceira e sangramento, a cirurgia também poderá ser uma opção.

Uma das técnicas mais utilizadas, pelos coloproctologistas do mundo todo, para remover as hemorroidas é a hemorroidectomia excisional, feita por meio de um corte. 

A recuperação demora entre 4 a 12 semanas. Por isto, devido aos grandes  desconfortos pós-operatórios das técnicas excisionais, novas técnicas cirúrgicas foram desenvolvidas. 

Atualmente, dispomos das técnicas ditas como “sem cortes”, através do grampeamento e desarterilização com Doppler, Laser e Radiofrequência, com as quais obtemos uma recuperação acelerada, com menores taxas de dores, melhores efeitos estéticos e maiores índices de satisfação dos pacientes.

Conclusão

A higiene íntima, uma dieta rica em fibras e evitar fazer esforço ao evacuar para prevenir o aparecimento de novas hemorroidas serão cuidados que devem ser tomados durante toda a vida.

Vamos cuidar da sua saúde? Entre em contato para agendar sua consulta. Será uma honra te ajudar.

 

Compartilhar:

Pesquisar

Categorias

Posts Recentes

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)