Rafa Kalimann, ex-BBB e influenciadora digital, recentemente revelou em suas redes sociais que foi diagnosticada com cisto pilonidal, uma condição clínica que afeta a região do cóccix e pode causar desconforto e dor intensa.
Entretanto, a descoberta do cisto pilonidal levou a ex-BBB a fazer exames mais aprofundados e, consequentemente, descobrir um problema de saúde ainda maior. Neste artigo, vamos explorar a jornada de Rafa Kalimann em busca de diagnóstico e tratamento para o cisto pilonidal e as implicações dessa condição na sua saúde geral. Vamos lá?
Qual era o problema de saúde de Rafa Kalimann?
Rafa Kalimann foi diagnosticada com cisto pilonidal. Ela publicou sua experiência e os desafios que ela enfrentou no decorrer de seu tratamento em um podcast gravado recentemente.
“Eu tenho um cisto, e esse cisto inflamou ano passado (em 2021). E ele não inflamava desde que eu tinha 16 anos. No cóccix. E eu fui ao médico para ver sobre, porque sentir muita dor, é complicado. E aí eu fui e falei: ‘eu estou sentindo que ele está vindo. Eu conheço a dor’. E ele falou: ‘O seu corpo está inflamado‘”, disse a influenciadora.
“Eu falei: ‘Epa. Estou aqui, com 29 anos, com meu corpo inflamado a esse ponto? De um cisto querer vir para fora?’. Eu falo que o corpo responde tudo, ele mostra tudo para a gente. Comecei a procurar médicos e fiz um super check-up, entendi quais eram as coisas que me faziam mal, que eram inflamatórias para o meu corpo, coisas que não eram tanto…”, informa a ex-BBB.
Logo, podemos entender que, além do cisto pilonidal, a influenciadora relata uma inflamação sistêmica em seu corpo, com sintomas desagradáveis.
Veja mais informações neste vídeo.
RAFA COMENTA PROBLEMA QUE TEVE NO CISTO
Como Rafa Kalimann melhorou os sintomas do seu problema de saúde?
A ex-BBB recorreu à ajuda médica para melhorar seus hábitos de vida e os sintomas relacionados ao cisto pilonidal e à inflamação. Mudando os hábitos de sono, alimentação e fazendo exercícios físicos, começou a sentir melhoras em seu dia a dia.
Mas o que é o cisto pilonidal e quais são as suas causas?
O cisto pilonidal é um tipo de cisto ou abscesso que forma na região do cóccix, entre outros locais do corpo, geralmente, a partir de pelos encravados ou outros tipos de irritação na pele.
Sendo assim, o cisto pilonidal apresenta um acúmulo de líquido, como pus, no espaço existente entre a pele e a medula. Quando esse líquido acumula, ele geralmente causa dor, inchaço e vermelhidão na região.
Geralmente, o cisto pilonidal é causado pelo acúmulo de pelos ou outros tecidos encravados, microtraumas de repetição, obesidade, sedentarismo, roupas muito justas e falta de higiene.
Qual é o tratamento para o cisto pilonidal?
O tratamento para o cisto pilonidal é, na maioria das vezes, cirúrgico.
Durante a cirurgia, o cisto é aberto, limpo, e drenado e, de acordo com a gravidade do caso, também podem ser removidos um ou mais tecidos ao redor do cisto.
“Aberto?”…não, nem sempre! Isto porque novas tecnologias e técnicas foram desenvolvidas e, atualmente, podemos realizar cirurgias minimamente invasivas, como o E.P.Si.T., L.E.P.Si.T. e Laser. Além disso, também são indicados medicamentos para tratar e prevenir infecções e aliviar dores.
Quais podem ser as complicações do cisto pilonidal?
Embora o tratamento do cisto pilonidal seja, geralmente, cirúrgico, o procedimento apresenta algumas complicações.
Estas complicações podem ser: re-infecção, dor crônica, infecção sistêmica, abscesso, complicação na extensão da cirurgia e até mesmo lesões em estruturas adjacentes.
Além disso, como já dito em outro artigo publicado em meu blog, o cisto pilonidal pode causar diversos impactos na qualidade de vida do paciente, como dor, sensação de peso ou pressão na área afetada, o pus e o sangue que podem vazar do cisto podem causar coceira e irritação e o cisto pilonidal também pode limitar a capacidade do paciente de realizar atividades físicas, como praticar esportes ou se exercitar.
Se você tem cisto pilonidal, não se preocupe! Há tratamento e formas de melhorar sua qualidade de vida.
Como vimos ao longo do artigo, Rafa Kalimann percebeu que o cisto pilonidal era apenas o início de um problema maior de saúde. É muito importante que todos estejamos atentos aos sintomas deste problema, pois isso ajuda a prevenir complicações e obter o tratamento adequado para cada caso.
Se você sentir qualquer sintoma de cisto pilonidal, não hesite em procurar um médico para realizar um diagnóstico adequado. Tome medidas preventivas e certifique-se de ter uma vida saudável e livre de problemas.
Logo, se estiver precisando de ajuda com a sua saúde, cisto pilonidal ou outros problemas proctológicos, entre em contato comigo e agendar sua consulta.