Somente consulta particular
Procto PrimeProcto PrimeProcto Prime
(11) 96489-7000
contato@proctoprime.com.br
São Paulo / SP e Barueri / SP

Fístulas e hemorróidas podem ser tratadas com laser?

  • Home
  • Blog
  • Fístulas e hemorróidas podem ser tratadas com laser?
fístulas

O uso de métodos cirúrgicos a laser tem revolucionado campos médicos como a dermatologia e a estética (cirurgia plástica), entretanto, agora também vem trazendo ótimos resultados em cirurgias e tratamentos orificiais, na área da proctologia.

Trata-se de uma intervenção precisa, com menores índices de dor, menos invasiva do que cirurgias tradicionais e com o benefício de uma recuperação mais rápida ao paciente.

O método a laser pode tratar doenças como hemorróidas, fístulas anais, cisto pilonidal, fissura anal, plicomas anais e a retirada de pequenas lesões anais, com menos trauma e mais conforto. Além disto, um campo tem ganhado destaque, que é o da estética íntima, através da associação com o clareamento anal e estímulo de colágeno da região perineal.

Conheça agora mais sobre dois desses problemas e como o tratamento a laser pode auxiliar.

O que são hemorróidas e fístulas anais?

Para algumas pessoas, falar nisso pode parecer um tabu, mas na verdade problemas de saúde na região do reto e ânus devem ser tratados como qualquer outra condição clínica do corpo humano.

As hemorróidas, por exemplo, nada mais são que vasos dilatados e tortuosos na parede da parte inferior do reto e ânus. Estes vasos incham devido ao aumento da pressão e nódulos podem se formar dentro ou fora do ânus, o que causa dor ou até mesmo hemorragia.

Tanto as hemorróidas internas quanto as externas podem permanecer imperceptíveis ou se tornarem salientes. Dessa forma, o diagnóstico é feito por um coloproctologista por meio do exame proctológico, podendo ser realizada também uma anuscopia, para observar a parte interna do canal anal. 

A maioria dos sintomas de hemorróida desaparece sem tratamento específico, mas o uso de fibras, emolientes fecais e banhos de assento podem aliviá-los. Algumas hemorróidas são tratadas com ligadura elástica, fotocoagulação com raio infravermelho ou cirurgias, incluindo métodos a laser.

Já as fístulas perianais são passagens que se formam ao lado do ânus, comunicando a parte interna do canal anal ou reto com o meio exterior ao redor do ânus.

Imagine que o ânus é um tubo e dele sai uma passagem que vai até a pele, a essas passagens damos o nome de fístulas.

Elas acontecem como consequência de uma infecção local que se chama abscesso perianal, que por sua vez, é uma complicação, potencialmente, grave, pois pode evoluir para um quadro chamado de síndrome de Fournier (gangrena necrotizante ou fasciíte necrosante) que pode levar até à morte.

As fístulas podem não dar nenhum sintoma ou apenas uma elevação, como um pequeno caroço. Em outros casos, pode apresentar drenagem de pus ou muco, contínuo ou intermitente, ficando a pessoa com aquela região úmida, dolorida e em alguns casos, ter sangramento.

O tratamento é cirúrgico e existem vários métodos, sendo a abertura e curetagem a forma mais simples, porém a mais arriscada para evolução com quadros de incontinência fecal (perda involuntária das fezes ou gases). 

Logo, novas tecnologias e técnicas foram desenvolvidas e descritas, permitindo a realização de cirurgias minimamente invasivas, promovendo assim uma preservação da musculatura esfincteriana, menor tempo de cicatrização, menor ferida operatória, menor dor pós-operatória e melhores resultados estéticos para os pacientes.

Infelizmente, poucas equipes cirúrgicas estão treinadas ou são experientes no assunto, tanto no Brasil como no restante do mundo. 

Detalhes e vantagens do tratamento

No geral, o método a laser é associado a menos dor no pós-operatória e melhor resultado estético também, pois o médico tem maior controle da profundidade da “cauterização e selagem” dos trajetos usando o laser.

A cirurgia tradicional exige a retirada do trajeto das fístulas (fistulectomia), podendo necessitar de corte parcial dos esfíncteres anais (responsáveis pelo controle das fezes e gases), o que assusta muitos pacientes. 

Já o procedimento inovador é realizado através de uma fibra endoradial de laser de diodo, que atua por efeito fototérmico ou por fototermoablação, de forma homogênea no tecido, destruindo o trajeto das fístulas e causando o seu fechamento. 

A fibra é introduzida desde a região da pele do ânus (orifício externo) por todo o trajeto das fístulas até a sua origem no orifício interno do canal anal. A partir daí ela é retirada com o acionamento do laser, cauterizando, vaporizando e causando o fechamento das fístulas, fazendo com que haja uma reparação tecidual sem lesão da musculatura que controla a continência fecal.

Assim o trauma cirúrgico é menor, causando menos dor e desconforto na ferida pós-operatória, sendo que tal procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar, proporcionando mais conforto e segurança ao paciente.

Nas hemorróidas, o tratamento funciona disparando-se o laser na base, ocluindo os vasos sanguíneos locais e trazendo imediata redução de seu tamanho e dos sintomas, sem aquela dor da cirurgia convencional.

Deve-se seguir todas as recomendações médicas sobre atividades físicas, posições, higiene e alimentação.

Esteja atento a sinais e sintomas de complicações como sangramentos intensos, febre, dores fortes, dentre outras e retorne ao seu cirurgião caso isto aconteça. 

Esclareça todas suas dúvidas antes e depois do procedimento, para que você esteja ciente de todas as etapas do tratamento, além de ter a certeza de que fez a escolha certa, tanto da equipe cirúrgica, quanto da técnica e hospitais escolhidos.

Procure um médico especialista

É importante a busca por um coloproctologista experiente na avaliação e tratamento de doenças anorretais, como hemorróidas e fístulas anais. Lembrando que as novas tecnologias e técnicas cirúrgicas ainda estão restritas a um pequeno número de experts no Brasil, mesmo em São Paulo/SP. 

Entre em contato comigo e cuide da sua saúde coloproctológica.

Compartilhar:

Pesquisar

Categorias

Posts Recentes

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)