Médico Coloproctologista SP
Procto PrimeProcto PrimeProcto Prime
(11) 96489-7000
contato@proctoprime.com.br
São Paulo / SP e Barueri / SP

Câncer colorretal: março azul-marinho é um alerta!

  • Home
  • Blog
  • Câncer colorretal: março azul-marinho é um alerta!
Câncer colorretal: março azul-marinho é um alerta!

O câncer colorretal é uma doença que afeta o intestino grosso e o reto, e tem se tornado cada vez mais comum. Além disso, é o segundo tipo de câncer que mais afeta homens e mulheres no Brasil, depois dos tumores de pele.

Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença, foi criado o movimento Março Azul-Marinho. 

Sendo assim, neste artigo, vamos explorar os principais aspectos do câncer colorretal, as medidas preventivas e a relevância dessa campanha. 

A conscientização e o conhecimento são indispensáveis para combater essa doença, pois o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura. Portanto, é essencial entendermos os fatores de risco, os sintomas e as formas de prevenção do câncer colorretal.

Março Azul-Marinho

O Março Azul-Marinho é uma campanha que visa alertar sobre o câncer colorretal e incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. 

Durante todo o mês de março, realizam-se ações de conscientização em todo o país, como palestras, campanhas publicitárias e distribuição de materiais informativos. 

Essa campanha é de extrema importância, pois o câncer colorretal é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, sendo responsável por cerca de quase 20 mil mortes por ano. 

Além disso, como já dito, sua incidência tem aumentado. Podemos observar esse fator, inclusive, com os casos recentes em famosos.

Por isso, quanto mais pessoas estiverem conscientes sobre os fatores de risco e os exames complementares, maiores serão as chances de prevenção e cura.

ASSISTA: JOVENS BATEM RECORDES NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE INTESTINO! | Dr. Nishimura explica

O que é o câncer colorretal

O câncer colorretal caracteriza-se por um crescimento anormal de células no intestino grosso (nos cólons ou no reto). Esse tipo de câncer pode se desenvolver lentamente ao longo dos anos, a partir de lesões pré-cancerosas chamadas pólipos. Se não tratado adequadamente, pode se espalhar para outras partes do corpo. 

Os fatores de risco para o câncer colorretal incluem histórico familiar, idade avançada (> 45 anos), tabagismo, consumo excessivo de álcool e dieta pobre em fibras. Porém, contrariando o pensamento popular, o histórico familiar não é a maior causa da doença e sim, o estilo de vida e hábitos modernos.

É importantíssimo estar atento aos sinais e sintomas dessa doença, como:

  • Sangue nas fezes: pode surgir desde raias de sangues nas fezes, até mesmo na forma de sangue oculto (invisível ao olho nu);
  • Alterações no hábito intestinal: pode haver diarréia ou constipação, ou até mesmo uma forma alternada entre os hábitos intestinais;
  • Perda de peso inexplicável: se não houver mudanças na alimentação ou atividades físicas que justifiquem, é sempre um sinal de alerta;
  • Dores abdominais: geralmente são persistentes e progressivas;
  • Cansaço e fraqueza: podem estar relacionados a anemia devido à perda de sangue.

Todavia, a prevenção entra como um ponto muito importante, pois os sintomas costumam aparecer já em fases mais avançadas do câncer colorretal.

Leia também: Atenção: câncer colorretal pode ser confundido com hemorroidas

Prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal

A prevenção do câncer colorretal envolve, principalmente, mudanças no estilo de vida, já que este se apresenta como um dos grandes fatores de risco. Além da realização de exames preventivos regulares. 

Mudanças no estilo de vida

A alimentação saudável, rica em fibras e pobre em gorduras, é essencial. Diminuir o consumo de carne vermelha (< 500 gramas/semana), além de evitar a ingesta de ultraprocessados, também é fator importante.

Vale sempre aquela máxima que sempre digo: desembrulhe menos e descasque mais!

E, claro, a prática regular de exercícios físicos também pode reduzir o risco da doença. Escolha algo que goste e coloque em prática, o importante é se movimentar e se exercitar regularmente. Eu me encontrei na corrida, por exemplo. Há um mar de possibilidades, explore.

Além disso, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool também são medidas indispensáveis. 

Exames de rotina

Quanto ao diagnóstico precoce, considera-se a colonoscopia o exame mais eficaz, permitindo a detecção de pólipos e do câncer em estágios iniciais. 

Recomenda-se realizar o exame:

  • A partir dos 45 anos para os pacientes em geral;
  • A partir dos 40 anos, ou 10 anos a menos que o parente mais jovem que teve câncer, se houver casos na família e nenhum sintoma;
  • Imediatamente se houver sintomas.

Informação

A disseminação de informações acerca da doença também faz parte da prevenção. Sendo assim, o Março Azul-Marinho desempenha um papel importante na conscientização sobre o câncer colorretal, levando informações à população e incentivando a adoção de medidas preventivas. 

Essa campanha busca disseminar conhecimento sobre a doença e reduzir o estigma associado às questões intestinais. Por isso, é importantíssimo que as pessoas estejam cientes dos fatores de risco e dos exames de rastreamento disponíveis para que possam tomar medidas preventivas e realizar o diagnóstico precoce. 

Participar das ações promovidas pelo Março Azul-Marinho é essencial para a saúde individual e coletiva.

Procure um especialista

Diante da suspeita ou do diagnóstico de câncer colorretal, busque imediatamente um especialista na área. Isso porque nós possuímos conhecimento e experiência específica para tratar essa doença de forma adequada. 

A consulta com um especialista permite um diagnóstico preciso, avaliação do estágio do câncer e indicação do tratamento mais adequado para cada caso.

Durante a consulta, realizaremos uma anamnese (entrevista detalhada) para compreender os sintomas apresentados e verificar possíveis fatores de risco.

Além disso, geralmente, há a solicitação de exames complementares, como colonoscopia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão da doença. 

Assim, com base nessas informações, podemos discutir as opções de tratamento disponíveis e suas respectivas vantagens e desvantagens, bem como os possíveis efeitos colaterais.

Buscar um especialista em câncer colorretal é indispensável para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Além disso, durante a consulta, o paciente pode esclarecer todas as suas dúvidas e receber suporte emocional para enfrentar o diagnóstico de câncer. 

Entretanto, é essencial lembrar que cada caso é único, e a busca por um especialista é fundamental para garantir a melhor abordagem terapêutica possível. 

Então, não hesite em procurar um profissional qualificado se você suspeita de câncer colorretal ou se recebeu o diagnóstico dessa doença. 

Conte comigo, Dr. Alexandre Nishimura! Sou coloproctologista com ampla experiência no tratamento do câncer colorretal, incluindo a realização de cirurgia robótica nos melhores hospitais do país. Agende sua consulta!

 

LEIA MAIS: Conheça 4 tipos de câncer de intestino e como são diagnosticados

Compartilhar:

Pesquisar

Categorias

Posts Recentes

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)