Médico Coloproctologista SP
Procto PrimeProcto PrimeProcto Prime
(11) 96489-7000
contato@proctoprime.com.br
São Paulo / SP e Barueri / SP

Cirurgia Oncológica dos Cólons, Reto e Ânus

Cirurgia Oncológica dos Cólons, Reto e Ânus

O câncer de intestino já é o 2º tipo de câncer mais incidente no Brasil, em ambos os sexos, ficando atrás apenas do câncer de mama (nas mulheres) e do câncer de próstata (nos homens). Apresenta-se como principais fatores de riscos os fatores externos (80-90% dos casos), relacionados a alimentação (pouca ingestão de fibras, ingestão excessiva de carnes vermelhas, alimentos processados, embutidos e gordurosos), hábitos de vida (sedentarismo), ingesta de bebidas alcoólicas e tabagismo. E apenas relacionado a história familiar em 10-20% dos casos!

A grande maioria (90% dos casos) ocorrem em paciente com mais de 50 anos de idade, entretanto, ano após ano, o número de pacientes jovens (com menos de 50, 40, 30…anos) diagnosticados com câncer de intestino vem aumentando no Brasil, e no mundo.

Os principais sinais e sintomas são anemia de causa indeterminada, perda de peso importante, alteração do hábito intestinal, dores e/ou distensões abdominais, massas abdominais palpáveis e sangramentos retais.

Lembrando de que em mais de 70% dos casos apresentam-se de forma assintomática (sem sintomas) ou cursam com complicações agudas (obstrução intestinal, hemorragia digestiva ou perfuração intestinal), no momento do diagnóstico.

O principal método diagnóstico é a videocolonoscopia, através da qual, inclusive, é possível realizar o tratamento de tumores precoces. Trata-se de um exame realizado sob sedação (o paciente “dorme” e não vê, sente dor ou fica constrangido, durante a realização do exame), seguro (quando realizado por especialista, com bons equipamentos, em serviços adequados e com preparo satisfatório dos cólons), rápido (o exame dura em média 10-15 minutos) e eficaz (a polipectomia é capaz de tratar tumores precoces ou retirar suas “sementinhas” – os pólipos).

O tratamento, de modo geral, consiste na ressecção cirúrgica, que pode ser realizada através de cirurgia aberta ou por cirurgia minimamente invasiva (videolaparoscopia/”cirurgia por Laser” ou cirurgia robótica), sendo que nesta última abordagem, a recuperação pós operatória é mais rápida, com menor dor, menor risco de infecção de ferida operatória, alimentação precoce, menor risco de hérnias e retorno precoce das atividades habituais.

A quimioterapia e radioterapia apresentam sua aplicabilidade no tratamento dos tumores de cólons e de reto, e podem ser realizadas antes ou depois da intervenção cirúrgica, de acordo com suas indicações específicas. Um grande temor dos pacientes é o uso da tão famosa “bolsinha de ostomia”, entretanto, nem sempre é necessária a sua confecção, salvo em situações específicas.

Sempre digo que a melhor escolha é a prevenção, por isto, é tão importante a avaliação com Coloproctologista após os 45 anos de idade (pessoas com familiares portadores de câncer apresentam um protocolo de investigação específico), mesmo que não tenha sinais e sintomas…afinal de contas, a vida é uma só e temos que cuidar muito bem dela!

Agende agora sua consulta.

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)