Tratamento com toxina botulínica para fissura anal!

  • Home
  • Blog
  • Tratamento com toxina botulínica para fissura anal!
Fissura anal

Toxina botulínica para fissura anal é um dos tratamentos mais procurados nos consultórios médicos coloproctológicos.

Acontece que os riscos de agravamento a partir da fissura são grandes, sendo a toxina botulínica um dos métodos poupadores do esfíncter anal mais indicados para a rápida cicatrização.

Na dúvida ainda? Então acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre toxina botulínica para fissura no ânus.

O que é a fissura anal?

A fissura anal é um pequeno corte que pode surgir no ânus. 

A fissura anal traz grande desconforto ao paciente devido à coceira característica, com a sensação de que há pequenos insetos caminhando pela região, além da dor anal persistente e intensa, em muitos casos. Pequenos sangramentos anais também podem ocorrer, principalmente, após evacuação de fezes endurecidas.

O principal desencadeador da coceira é a secreção que sai da fissura, associado a exposição de terminações nervosas pela ulceração local.

O prurido é difícil de tratar, sendo a melhor alternativa a cicatrização da própria fissura.

Já o processo natural de cicatrização depende tanto de fatores imunológicos e emocionais, quanto do tamanho do corte e da pressão do esfíncter anal.

Em média, a fissura costuma se curar sozinha em alguns dias.

Mas para aqueles no qual a fissura tem um grande tamanho e sintomas recorrentes, mesmo com tratamento clínico, uma das soluções é justamente a toxina botulínica.

Quais são as causas da fissura anal?

As causas da fissura podem ser diversas. 

Mas, em geral, o sexo anal e a introdução de objetos sem a devida lubrificação, assim como cortes feitos com a própria unha durante o banho ou no momento da depilação, são alguns dos fatores.

Entretanto, os fatores mais comum são a constipação intestinal e o aumento da pressão do esfíncter anal.

Fezes muito duras podem não só causar hemorroidas como também cortar a pele sensível das bordas anais na hora de evacuar.

O traumatismo da pele que recobre o canal anal é a causa da fissura, do mesmo modo que a contração excessiva do esfincter também é, especialmente quando as fezes estão endurecidas. A pressão aumentada do esfíncter anal prejudica a circulação sanguínea na borda do ânus, favorecendo a abertura da ferida ulcerada e ocasionando a fissura anal.

Por que a toxina botulínica pode curar a fissura anal?

A toxina botulínica para fissura anal é a escolha certa para o tratamento devido suas propriedades de relaxamento e paralisação da musculatura.

Note que a toxina botulínica é uma medida curativa e não paliativa. 

Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que os cremes cicatrizantes podem ser uma boa solução para as fissuras. 

Contudo, dado que os causadores da fissura podem ser hábitos contínuos que fazem parte da vida cotidiana de todos nós, essa fissura pode se tornar crônica, se agravando a cada ato, ou ainda não sendo curada de fato, o que só aumentaria o tamanho do “rasgo”.

Por isso, a toxina botulínica vem sendo a indicação perfeita para este caso. 

Até mesmo porque com as recorrências, a fissura pode se tornar crônica e a toxina botulínica pode reverter essa situação.

Claro, se a fissura for tratada logo em sua primeira ocorrência.

Outro fator importante é que, diferentemente da cirurgia, a toxina botulínica preserva a musculatura anal, ou seja, promove um relaxamento do esfíncter sem a necessidade de cortá-lo! E isto é uma grande vantagem, principalmente, para as mulheres, que por mecanismos fisiológicos do trabalho de parto já arriscam danificar parte da musculatura, e quando associado a uma cirurgia para cortar o esfíncter, pode aumentar, significativamente, as chances de evoluir com incontinência fecal, no futuro.

Na hora da aplicação da toxina botulínica anal, o paciente sente dor?

A aplicação da toxina botulínica anal leva cerca de 10 minutos e o paciente recebe alta no mesmo dia.

Antes da aplicação é realizada, preferencialmente, uma sedação e o paciente não sente dor durante a aplicação. Como sigo o princípio de que o paciente precisa ter uma experiência não traumática com os procedimentos realizados, a minha primeira opção é a realização no centro cirúrgico, embora, em alguns casos, possa ser feita a aplicação na própria clínica.

No entanto, durante 3 a 5 dias depois do tratamento, o paciente poderá sentir desconforto no local.

Vale lembrar que a aplicação da toxina botulínica para fissura anal pode ser feita juntamente com outro tipo de cirurgia para aproveitar a sedação.

Quanto tempo leva para a toxina botulínica curar uma fissura anal?

Pode demorar algumas semanas até o tecido saudável começar a aparecer. A partir do sexto dia, o local começa a ficar menos dolorido. 

Já o resultado, é possível ver a partir de 2 a 4 semanas.

O esperado é que o tecido cicatrizado se desenvolva forte o bastante para suportar a defecação. 

Alguns medicamentos tópicos são indicados para o paciente ter um crescimento mais forte da pele no local do ânus.

E o mais importante: Entre 6 a 8 semanas, o paciente estará totalmente recuperado!

Porém, é importante ressaltar que existe possibilidade de recorrência da fissura após uma média de 12 meses de tratamento e, por isto, é importante manter o tratamento clínico com o especialista, para minimizar as taxas de recidivas dos sintomas.

Isto é, mesmo com toda a eficácia existe o risco da fissura voltar, mesmo que o risco seja de apenas 13,2%, dados divulgados pela RAMB Revista da Associação Médica Brasileira.

Lembrando que quanto antes a fissura for tratada, menores serão as chances de novas fissuras surgirem. Agende ainda hoje a sua consulta!

Compartilhar:

Pesquisar

Categorias

Posts Recentes

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)