Cirurgia de Cisto Pilonidal com Laser e E.P.S.I.T.
O cisto pilonidal é uma doença que consiste na inflamação da pele e tecido subcutâneo da região entre as nádegas, ocorrendo predominantemente em homens com idade média de 30 anos. Essa inflamação pode resultar na formação de fístulas, abcessos e necrose (tecido morto).
A causa ainda não é completamente conhecida; no entanto, alguns fatores de risco como a obesidade, higiene pessoal inadequada, histórico familiar e longos períodos em posição sentada estão associados a maior ocorrência da doença.
TRATAMENTO:
Na maioria dos casos, é feito de forma cirúrgica, podendo ser realizado através de uma grande diversidade de técnicas que incluem a remoção do cisto por meio de procedimentos com ressecção e outras técnicas menos invasivas. Aspecto importante do tratamento é o cuidado com as feridas no pós-operatório, sendo que, hoje em dia, podemos contar com novas opções de dispositivos para a realização dos curativos, como por exemplo, o dispositivo para curativo com pressão negativa.
A pilonidotomia a laser é eficaz na destruição de um cisto pilonidal com boa taxa de sucesso, menos complicações e com alta satisfação do paciente.